Guia para Oração – Os Cun da China – Povos Não Alcançados

tj-little-village-(17)-for-Cun-3_SC.png

 

村人
cūnrén
Os Cun da China

O povo Cun é descendente de chineses Han (que migraram para a Ilha Hainan a cerca de 1.000 anos) e do povo Li, também da Ilha Hainan. Através de gerações de casamentos, eventualmente desenvolveram a sua própria língua, cultura e identidade étnica.

_China Regional Maps_Cun-Hainan.jpg_China_Maps_Small_Cun-Hainan.jpg

Há hoje 88.000 Cun vivendo ao longo do Rio Changhua, na costa oeste da Ilha Hainan, uma ilha tropical na costa sul da China. O povo Cun é formado por pescadores e camponeses, e a sua colheita principal é de arroz, coco, café, castanha, borracha, manga e outras frutas tropicais. O clima úmido e quente de Hainan permite colheitas por todo o ano. Os Cun têm sido pobres historicamente e não possuem [vestimentas] tradicionais.

Os Cun falam a língua Cun, apesar de se referirem ao seu idioma como sendo a “língua da vila”. A língua deriva do Mandarim chinês, mas contém várias palavras emprestadas de outras minorias. A maioria dos Cun é supersticiosa e consulta guias astrológicos para tomar decisões. Muitos, ainda, seguem religiões folclóricas e crenças animistas. No entanto, a maioria parece viver em completa escuridão espiritual enquanto lutam pela sobrevivência e sustentam as suas famílias no campo.

Há cerca de vinte anos, uma missão baseada em Hong Kong trouxe o evangelho para alguns membros da comunidade Cun. Vários aceitaram as boas novas com alegria e as compartilharam com os vizinhos. Há hoje cerca de 200 crentes entre os Cun, mas quatro em cada cinco ainda não ouviram o evangelho. Nem a Bíblia ou qualquer material evangelístico está disponível na língua Cun.

Motivos de oração:

– Ore para que linguistas traduzam a Bíblia para a língua Cun dando ao povo a oportunidade de ouvir as boas novas em sua língua mãe.
– Ore para que os poucos crentes Cun compartilhem com coragem a verdade e a esperança em Cristo com os seus vizinhos.
– Ore para que, à medida que o Senhor se revela ao povo Cun, as pessoas passem a buscar o criador dos céus em vez de confiarem nas estrelas.

Fonte: CUP partnership (Parceria CUP)

Entre os anos de 2012 e 2013, participamos em uma ação conjunta de 50 organizações internacionais em apoio a igreja chinesa, para identificar esses povos, e trabalhar de maneira estratégica para alcançá-los. Essa ação resultou em um material com informações específicas sobre cada Povo.

Os PNAs da China representados nesse material são classificados por idioma e etnia. Eles foram selecionados não apenas por sua população superior, mas por manterem a sua própria identidade cultural e língua.
Se você deseja obter mais informações sobre como envolver-se em alcançar esses PNAs para Cristo, entre em contato conosco através do endereço: conectarbr@gmail.com.

Junte-se a nós no compromisso de alcançar esses PNAs diariamente utilizando este guia de oração.

Para baixar o Guia de Oração, clique aqui

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s